prática corporal

yin yoga

Uma prática que é um convite à pausa e ao relaxamento profundo.

Encorajados a acelerar e consumir, valorizando a razão e o conhecimento, estamos perdendo a conexão com o próprio corpo e com a natureza. Não percebemos o que acontece dentro de nós e desaprendemos a sentir, interpretar e cuidar. Nesse desgaste e sem energia, surgem as doenças e os desconfortos. Seguimos carregando dores e tensões, uma mente agitada e um emocional confuso.

Acredito no corpo físico não só como veículo de percepção, mas também de manifestação da vida. A partir dele experimentamos, sentimos, somos, fazemos. É preciso, então, dar atenção ao corpo para que possamos cuidar oferecendo o que ele precisa para que ele seja fonte de conforto e bem-estar. 

um despertar do gosto pelo bem-estar, pela calma e clareza no cotidiano.

Que possamos voltar a contemplar e ver poesia, com atenção, momento a momento, nos sentindo bem no corpo em que habitamos. 

Que essa prática de cuidado com o corpo, como um todo, se torne rotina a partir de uma abordagem que te conduz à escuta de si conectando físico, mental, emocional e energético a partir do movimento e da quietude e calma. 

 

por que o yin yoga?

O Yin Yoga é uma prática que surgiu nas últimas décadas na intenção de resgatar os aspectos mais Yin da prática de Yoga. Ou seja, ao invés de movimentos dinâmicos e vigorosos que levam o corpo a um aquecimento, as posturas do Yin Yoga, ao mesmo tempo que trabalham mobilidade e estabilidade, também conduzem a mente para um estado meditativo, introspectivo e calmo. 

Diferente das técnicas mais Yang, o Yin Yoga é projetado especificamente para atingir os tecidos Yin, que são mais profundos e menos elásticos, como ligamentos, tendões e fáscia, recuperando força nas articulações, criando mobilidade e estabilidade.

como é a aula?

Quando praticamos Yin o corpo cede às resistências, encontramos espaços dentro de nós mesmos. Aprendemos a relaxar não apenas superficialmente, mas também de forma mais profunda e sustentável que se transfere para o nosso dia a dia. Aprendemos a dar valor à quietude que colabora para a nossa saúde e bem-estar.

Durante a prática permanecemos nas posturas por um período longo, de 3 a 5 minutos, relaxando a musculatura e acessando os tecidos menos elásticos e mais profundos do corpo. A manutenção da postura traz um aspecto meditativo, que encoraja o praticante a observar seus pensamentos e se familiarizar com a sua mente e emoções.

Yin Yoga está baseado em 3 princípios:

  • Encontrar um limite ou uma profundidade apropriada para o seu corpo em cada postura;
  • Relaxar os músculos e descansar daquilo que achamos que devemos ser e fazer;
  • Manter a postura por um longo tempo observando o que se manifesta no corpo, sem julgar, se agarrar ou fugir, apenas observar.

Yin Yoga é simples, mas não significa necessariamente que é fácil. Depois de permanecer nas posturas por um período mais longo do que a maioria das práticas corporais, experimentamos uma profundidade que vai muito além do físico, transcendendo ao universo das nossas emoções e do nosso subconsciente, onde os verdadeiros desafios podem surgir.

Por que praticar?

Os benefícios transcendem o físico e se manifestam no mental, emocional, energético e até mesmo espiritual. Sua intenção ao começar a prática vai aguçar a sua percepção sobre aquela mudança que faz mais sentido para você no momento.

  • Se você está saudável vai ampliar a sensação de bem-estar e conforto consigo mesmo.
  • Se o corpo apresenta alguma doença, você poderá perceber as mudanças. No físico os sinais e sintomas se modificam, aliviando dores e tensões nos músculos e articulações, desconfortos nos órgãos internos e funções fisiológicas.
  • Se a mente está inquieta, ela descansa. Você se familiariza com seus pensamentos, dissolve a sensação dos conflitos internos, melhora atenção, a ansiedade e outras emoções que frequentemente temos dificuldades de lidar.

Eu desejo que você não se acostume com a dor e com o desconforto no seu corpo. Desejo que você possa pausar, respirar sem culpa. Desejo que aprenda a dar nome ao que sente reconhecendo suas emoções sem sentir vergonha, sem negar ou esconder. E desejo, sobretudo, que você se sinta presente, por inteiro, naquilo que é mais importante para você para que celebre e viva leve, livre.

aulas presenciais.

Em Campinas.

Neste momento em que ainda é preciso cuidado, as aulas presenciais serão realizadas em duplas ou em trio, com distanciamento entre as pessoas que deverão usar máscara durante toda a prática. Você pode, inclusive, convidar alguém que já conhece e convive para praticarem juntos.

Todos deverão tirar os sapatos para entrar na sala, lavar as mãos e será também disponibilizado o álcool gel no local

As aulas tem 1 hora de duração e entre cada um dos horários a sala e material usado passará por higienização de acordo com as recomendações para o momento que estamos vivendo.

O praticante que tiver o seu tapete ou colchonete poderá trazê-lo para a prática higienizando-o no início e final da mesma, minimizando ainda mais o risco de contaminação. 

 

Horários e valores:

Toda quarta em 3 horários: 16h00 ou 17h30 ou 19h00

Toda sexta em 3 horários: 07h00 ou 8h30 ou 10h00

Mensal: R$ 190,00

Desconto para duplas ou trios: R$ 120,00 por mês e por pessoa.

(Também é possível agendar atendimento ou aula individual a partir do whatsapp.)

 

Local:

Instituto Salutaris

Av. Dr. Manoel Afonso Ferreira, 208

Próximo ao Colégio Coração de Jesus

Para agendar:

Dúvidas, mais infomações ou para agendar uma participar de uma aula experimental: telefone/whatsapp (19) 998147-4484.

 

quem conduz

Sou Cris Ferrari e vou te conduzir neste mergulho de reconhecimento do seu corpo e do seu mundo interno. Sou educadora e instrutora de práticas corporais meditativas, graduada e mestre em fisioterapia, especialista em acupuntura, especialista em ginástica holística, professora do curso de inteligência emocional da Escola Conquer e praticante de meditação desde 2006. Mãe do Lucas, de 8 anos, com quem aprendo todos os dias sobre como gerenciar minhas emoções.

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